Novo filme sobre o Papa Francisco

Na ocasião do quinto aniversário do pontificado do papa Francisco, o Vaticano anunciou oficialmente a estreia de um novo filme sobre o pontífice romano: “Pope Francis – A Man of His Word” (“Papa Francisco – Um Homem de Palavra”).

De acordo com uma nota oficial do Vaticano, “as ideias do papa são a base do filme, que apresenta o seu trabalho de reforma e as suas respostas às questões globais de hoje sobre a morte, justiça social, imigração, ecologia, desigualdade na riqueza, materialismo e o papel da família”. O filme propõe-se não tanto servir como biografia do papa, mas antes fazer uma viagem pessoal com o líder católico. O Vaticano é coprodutor do filme.

O filme estreará para o público apenas no próximo mês de maio (o primeiro país será os Estados Unidos da América). Contudo, o trailer permite perceber um pouco do conteúdo.

Nesse trailer, não podemos deixar de destacar algumas frases soltas que muito provavelmente resumem a intenção do filme quanto à mensagem que pretende ser passada.

A voz off que acompanha as imagens refere o seguinte como frases de efeito, promovendo o filme e, consequentemente, a figura de Francisco:

“Um líder cuja fé inspira o mundo”

“Não importa o que nos divide, as suas palavras unem-nos”

“Um líder em uma missão … para nos unir”

Finalmente, em jeito de grande solenidade, em frente a uma estátua de Maria e rodeado por milhares de fiéis, é o próprio papa que afirma:

“Temos tanto a fazer, e devemos fazê-lo juntos.”

Pela amostra, o conteúdo do filme irá recalcar e reforçar aquilo que vimos nos cinco primeiros anos deste papa: as suas intenções ecuménicas, de união de povos e religiões, assumindo-se claramente como a força matriz desses esforços.

Esperemos para confirmar se as reações ao filme serão de admiração e… maravilha para com o papa.

PARTILHE ESTE ARTIGO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.