Papa Francisco: unidade cristã não é opcional

Falando durante a Audiência Geral semanal, o Papa antecipou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que acontece de 18 a 25 de janeiro. Ele observou que a Semana de Oração anual, sobre o tema “Justiça, e apenas justiça, você deve prosseguir”, começa com a celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na sexta-feira. “Mais uma vez, este ano somos chamados a orar para que todos os cristãos possam mais uma vez ser uma única família, de acordo com a vontade de Deus, ‘para que todos sejam um’”, disse ele.

O Papa Francisco apelou aos cristãos de todo o mundo para que rezem e trabalhem em prol da plena unidade cristã. O Papa lembrou aos fiéis que “o ecumenismo não é algo opcional”, e visa “desenvolver um testemunho comum e consistente que promova a verdadeira justiça e o apoio aos mais fracos através de respostas concretas, apropriadas e efetivas”.

A “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos” é uma época em que os cristãos são lembrados da oração de Jesus por Seus discípulos de que “eles possam ser um para que o mundo creia” (João 17:21). É uma ocasião para cristãos de diferentes denominações se unirem para orar pela sua unidade e participar de celebrações ecuménicas especiais e serviços de oração. Fonte: Vatican News

Nota: os incentivos à unidade entre os cristãos não são algo novo, principalmente vindo do Papa. Contudo, a ideia de que essa unidade, que é um objetivo dos esforços ecuménicos, é algo de obrigatório, implica uma abordagem totalmente diferente e que levanta várias interrogações: onde está a liberdade religiosa? Como ficam as questões de consciência? O que fazer aos que não se identificarem e não aceitarem essa união forçada?

Uma coisa é certa: Roma afia as garras cada vez mais. Em breve, começará a magoar a sério.

PARTILHE ESTE ARTIGO!

2 comentários em “Papa Francisco: unidade cristã não é opcional

  1. O desejo papal por ecumenismo,se iniciou oficialmente no Concílio Vaticano II,papa João XXIII,em 1962.Porém jamais se concretizará nos seus termos,até porque não há profecia sobre isto.A Lei Dominical virá pelos protestantes dos EUA,nada tem a ver com ação do papa.E,isto acontecerá,quando uma minoria de adventistas buscarem e receberem a Chuva Temporã,sendo avivados e reformados.Jornalista e Vaticanólogo,Demilson Carvalho.

  2. Vejam como luteranos e metodistas se “desprotetantizaram” ao assinarem um documento de entendimento sobre o tema crucial da justificação pela fé com a Igreja Católica, os protestos de autoridades luteranas (nenhum de metodistas) e os decretos do Concílio de Trento que mostram como absolutamente NADA MUDOU do lado do catolicismo.

    Vejam também um vídeo em que um líder ecumênico, o bispo anglicano Tony Palmer, interpreta essa assinatura do documento como sendo uma prova de que “o protesto de Lutero findou”, perdeu o sentido, não mais faz sentido.

    É uma interessante e bem documentada discussão no Facebook, pelo endereço seguinte:

    https://www.facebook.com/577364823/posts/10157171084419824

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *